Faça uma busca por
simulados prontos

Formulário de Busca Busca avançada

Brigada Militar/RS: concurso

16-09-2013 11:29

Segue em análise o processo de licitação para a escolha da organizadora do concurso para a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (BM-RS). O processo será para o provimento de 2 mil vagas, sendo 1.700 para soldado da Polícia Militar e as outras 300 para soldado do Corpo de Bombeiros. O vencimento, tanto para policiais como para bombeiros, é de R$1.375,71 mensais. Para concorrer, será preciso possuir formação de nível médio completo; ter entre 18 e 25 anos; altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres; estar em dia com as obrigações eleitorais, entre outros requisitos. Os aprovados em todas as etapas passarão por um Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), que tem duração aproximada de dois anos.

De acordo com o Setor de Concursos da Brigada, ainda não há previsão para divulgação do edital, porém o documento não deve demorar a sair. O último concurso, que ocorreu em 2012, foi composto pelas seguintes etapas: prova objetiva, exame de saúde, teste físico (TAF), exame psicológico, testagem coletiva e entrevista individual.  A avaliação objetiva foi composta por 50 questões, divididas em Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Direitos Humanos e Cidadania (5), Legislação Aplicada a função (10), Conhecimentos Gerais (10) e Informática (5). Foram aprovados os candidatos que obtiveram no mínimo 50% de acerto no somatório das provas e no mínimo 20% em cada prova.

A lotação dos aprovados foi nas regiões da capital, Metrópole, Serra, Vale do Rio dos Sinos, Centro-Sul, Vale do Rio Pardo, Sul, Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Alto Jacuí, Central, Missões, Litoral, Planalto, Vale do Caí e Vale do Taquari.